From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Cimi denuncia inicio de ritual de violência contra índios na Bahia

16/06/2003

Fonte: Site do PT-Brasília-DF



Mais de 50 policiais militares, acompanhados por duas viaturas da polícia federal, ingressaram, nesta sexta-feira (13), na Terra Indígena Caramuru-Paraguassu, no sul da Bahia. A missão do contingente policial na área foi de fazer o reconhecimento para execução da ação da reintegração de posse, prevista para hoje (16). Os policiais tentaram convencer os índios a se retirarem de suas terras, nas fazendas retomadas já há algum tempo. A justificativa é para evitar violência.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os índios, cansados de luta e das infindáveis peregrinações à Brasília, Ilhéus e outros espaços em que estão sendo decididas as ações contra eles, estão em estado de desespero e revolta. Não querem acreditar que sejam vítimas de mais uma ação brutal. Porém a presença da polícia dentro da sua terra, deixa-os sobressaltados, indignados e dispostos a não recuar um palmo da área em que estão vivendo. Para isso, buscam acionar seus aliados e amigos no Brasil e no mundo.

Uma delegação Pataxó-Hã-Hã-Hãe chegou hoje a Brasília. No final de mais um dia cansativo de viagem e apreensão, foram informados de que o coronel Santana, avisou que amanhã cedo estará executando a expulsão dos índios, comandando em torno de 400 policiais militares.

Todas as polícias possíveis

O coronel Santana, que comanda a operação, é conhecido pela truculência com que tem agido contra a população indígena. O Cimi alega que não cabe à polícia militar tomar tal iniciativa, pois em se tratando de terra indígena, a ação cabe à polícia federal. O Ministério da Justiça está em contato com o superintendente da Polícia Federal, buscando um entendimento para que, antes de qualquer ação se tenha efetivamente um conhecimento exaustivo da realidade.

Conforme informações de Ilhéus, teria sido feito um acordo para o afastamento do coronel Santana da operação.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source