From Indigenous Peoples in Brazil

News

Líderes xerentes disputam administração de compensação ambiental

28/04/2010

Fonte: Portal Stylo - http://www.jornalstylo.com.br/



Os índios xerentes da aldeia Paraíso, distante 25 km de Tocantínia, mantiveram desde o início da semana quatro técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), um coordenador da Procambix - Programa de Compensação Ambiental Xerente e o coordenador local da Funai, como reféns. Ontem eles foram libertados, mas quarenta caciques, representantes das aldeias Xerente, continuam reunidos na aldeia e exigem a presença do coordenador regional da Funai, Clésio Fernando Moraes, para prestar esclarecimentos quanto ao recurso de R$ 10 milhões, do Programa de Compensação que estaria retido desde dezembro de 2009.

Os índios querem também o direito de administração a verba, através da Associação Indígena Akwê-Aia e que o pedido de renovação do programa de compensação seja agilizado.
O recurso deveria ser investido em projetos de agricultura e psicultura, com o intuito de compensar a área alagada da tribo.

http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=4acbb956cd9c64f6b4437acc46b1470e
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source