From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cooperativa Indígena conquista recursos para construção de moradias

03/05/2010

Autor: Mauro Lewa Moraes

Fonte: Assembleia Legislativa do RS - http://www.al.rs.gov.br



Acompanhados do deputado estadual Marco Alba (PMDB), representantes da Cooperativa de Habitação Indígena da Região Sul (COOPHIRS), com sede em Miraguaí, participaram de uma reunião na Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, na manhã desta segunda-feira (3). Na ocasião, foi confirmada a liberação de recursos do governo do Estado para a construção de 40 moradias. Serão repassados R$ 120 mil como complementação para ações do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o presidente da Cooperativa, Leomar Douglas Ribeiro, outras ações desenvolvidas pelo governo do Estado estão beneficiando a comunidade indígena. Já foram firmados convênios, entre 2008 e 2010, para a construção de 271 casas. O cacique da Reserva do Guarita, Valdonez Joaquim, agradeceu pelo apoio do deputado na realização desta parceria que está garantindo melhores condições de vida para a comunidade indígena.

Marco Alba afirmou que graças à mobilização da Cooperativa está sendo possível liberar um grande volume de recursos para garantir o acesso a uma moradia digna para a comunidade indígena da região. "Sentimos muita alegria em ver que estas ações estão sendo concretizadas", declarou o deputado.

Estavam presentes na reunião, o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares, o secretário do Índio de Miraguaí, Paulo César Ribeiro, e o professor de educação indígena, Alvandi Ribero.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source