From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Acadêmico ganha concurso de poesia Ava Marandu

19/05/2010

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com




"A saga pela terra sem males" é o título da poesia campeã do Concurso Ava Marandu de 2010, realizado em Campo Grande. Redigido pelo estudante do curso de ciências biológicas da UEMS de Dourados, Leosmar Antônio, o trabalho objetivou mostrar o valor histórico e cultural da tradição indígena e a desvalorização que ela sofre pela sociedade atualmente.

O estudante descobriu o concurso, que é aberto a todos do Mercosul, pela internet e se interessou pela temática "cultura e direitos humanos dos povos guaranis" . Segundo ele, o trabalho foi redigido com o intuito da "sociedade valorizar mais a cultura indígena", diz. Para realizar o trabalho, o acadêmico fez uma retrospectiva sobre a vida da comunidade indígena. "Comecei com o período pré-colombiano, que era uma realidade totalmente diferente, era harmônico; com os colonizadores começam a discriminação e a perseguição", diz Leosmar Antônio.

No decorrer ele discorre sobre a realidade, como no verso "de terras imensas sem gente e de gente sem terra" e o desfecho "mostra que apesar de tudo, o guarani tem resistido e mantido a cultura, apesar de terem sofrido, eles se mantém", diz o vencedor do prêmio. O trabalho teve a coordenação da Professora da UEMS, Beatriz Landa e o prêmio, três computadores, deve ser entregue no final do mês.

Com o prêmio Leosmar diz-se surpreso, "me ligaram e eu nem acreditei, aliás, até agora não estou acreditando". Entretanto, agora, espera que o trabalho seja divulgado para que a sociedade valorize esse povo, pois "muitas vezes os indígenas são vistos como empecilho, os valores culturais e históricos são desconsiderados, os econômicos sempre ficam acima, espero que o texto atinja esse objetivo", finaliza o estudante, que é da etnia terena.

Confira a poesia:

A SAGA PELA TERRA SEM MALES

Bravos Guerreiros do Grande Povo Guarani!

Da Mãe Natureza és essência

Do simples frescor da Mata ao Yvy Poty

Da Alma do Universo à toda Existência



O Fogo da Morte a Terra Sem Males corrói

O brilho do Sol aos poucos se esconde

Diante do Espírito da Mata tudo se destrói

A Criação de Tupã o Fogo consome



Grande Povo, que clama, que chora

As Injustiças sofridas e seus Direitos violados

O Mbaraka, o Takuapu ecoam toda aurora

Seus gritos aflitos pelos Tekoha roubados



Vasto mundo, de contrastes que não findam

De Terras imensas sem Gente e de Gente sem Terra

De fartura exuberante e de Gente faminta

De tamanha riqueza e de tamanha pobreza



Bravos Guerreiros da imensa Terra Mãe

Do Teko simples, de cultura brilhante

Que aspiram as Profecias de Xamã

Da Terra Sem Males de Paz reinante



O sopro do vento cessa o Fogo ardente

O perfume das flores às luzes do Sol se aglutina

Das cinzas nascem vidas, brotam sementes

É o Avá, é o Guarani, radiante, tão esplêndido que germina!

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=717510
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source