From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fundação Florestal e Prefeitura de Bertioga fazem reunião sobre criação de Unidades de Conservação

28/05/2010

Autor: Dimas Marques

Fonte: SMA/SP - http://www.ambiente.sp.gov.br



A Fundação Florestal - FF, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e a Prefeitura de Bertioga realizam, às 14h de 31 de maio, uma reunião pública sobre a criação de Mosaico de Unidades de Conservação em Bertioga. O encontro será realizado na sede da Prefeitura, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, em Bertioga (SP).

O objetivo é informar aos interessados (representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, de universidades, ONGs, associações locais e demais envolvidos) sobre as propostas em avaliação relacionadas ao desenho dos limites e categorias das Unidades de Conservação em processo de criação, bem como o reconhecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que estão sendo propostas por alguns proprietários.

Desde 30 de março de 2010 a área está submetida à "limitação administrativa provisória", conforme Decreto Estadual n° 55.661, que possui respaldo legal no artigo 22-A da Lei Federal n° 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC). Essa ação, válida por sete meses, permite o aprofundamento de estudos que indicam a necessidade da criação de um regime especial de proteção aos ecossistemas ali existentes.

O Polígono Bertioga, como foi chamada a área (acesse http://www.fflorestal.sp.gov.br/bertiogaApresentacao.php) é resultado de uma parceria entre a Fundação Florestal e o WWF-Brasil para selecionar regiões e consolidar procedimentos para a criação de UCs no estado de São Paulo. A área situada no município da Baixada Santista foi escolhida por apresentar alta conservação de fisionomias vegetais pouco representadas no Sistema Paulista de Unidades de Conservação (como a restinga), alto grau de ameaça à sua integridade e forte mobilização da sociedade pela sua proteção.

São 8 mil hectares entre a rodovia Mogi-Bertioga e a Terra Indigena Guarani, incluindo sete quilômetros de praias e costeiras junto às fozes dos rios Itaguaré e Guaratuba. Essa área constitui importante corredor biológico entre ambientes marinho-costeiros, a restinga e a Serra do Mar, formando um contínuo cuja proteção é fundamental para garantir a perpetuidade dos seus processos ecológicos e de sua biodiversidade.

Com relação à cobertura vegetal:
- apresenta todas as fitofisionomias citadas para o litoral paulista, com destaque para : Manguezal, Restinga e Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas;
- abriga 98% dos remanescente de Mata de Restinga da Baixada Santista;
- apresenta 44 espécies ameaçadas de extinção;
- abriga 53 espécies de bromélias - um terço das espécies de todo o Estado.

Com relação à fauna:
- foram registradas 117 espécies de aves, sendo 37 endêmicas e nove ameaçadas de extinção;
- apresenta 93 espécies de répteis e anfíbios - a maior diversidade de herpetofauna na Mata Atlântica do Estado;
- abriga 117 espécies de mamíferos, sendo 25 de médio e grande porte (como a onça-parda, veado, anta, jaguatirica, mono-carvoeiro, bugio, cateto e queixada, todos ameaçados) e 69 quirópteros (morcegos), com seis espécies ameaçadas de extinção presentes na listagem do Estado de São Paulo, uma na listagem brasileira e uma na listagem internacional.

Com relação ao patrimonio cultural:
- presença de sambaquis, indicando ocupação por povos pescadores-coletores-caçadores, que pode remontar a cinco mil anos.


http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=956
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source