From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF/TO: grupo de trabalho debate questões do Parque Nacional do Araguaia

07/06/2010

Fonte: MPF/TO - http://noticias.pgr.mpf.gov.br



O procurador da República no Tocantins Álvaro Manzano e o antropólogo Márcio Santos participam amanhã, 8 de junho, de uma reunião, a ser realizada na cidade de Pium, que dará continuidade aos trabalhos do Grupo de Trabalho do Plano de Administração do Parque Nacional do Araguaia e sua área sobreposta à Terra Indígena Inãwébohona. Também foram convidados para a reunião, promovida pelo Ministério Público Federal no Tocantins, a Funai (coordenação do Tocantins e escritório de Gurupi), o Instituto Chico Mendes (ICMBio), o Naturatins, o Ibama, a polícia ambiental Cipama e o Instituto de Terras do Estado do Tocantins, (Ruraltins). O debate segue até o dia 11 de junho.

Entre os temas que serão tratados durante os três dias estão os entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a respeito da sobreposição, a estruturação do Plano de Administração, com composição do conselho, representatividade, papel administrativo das instituições, requisitos para deliberações, periodicidade de reuniões, procedimentos para autorização do licenciamento ambiental na área sobreposta e área circundante de 10 km, aplicação de futuros recursos de compensação ambiental destinados ao Parna Araguaia, tipos de usos permitidos, responsabilidade na gestão do uso público e envolvimento de comunidades indígenas nas atividades, definição de papéis das entidades na proteção da área, estratégias de proteção, definição de responsabilidades e termos de cooperação técnica e uso de fogo em atividades tradicionais indígenas.

Também estão na pauta de discussões as normas sobre permanência de espécies não nativas na área sobreposta e estudos de como as atividades econômicas sustentáveis das comunidades indígenas serão implantadas, além do plano de manejo no uso de recursos pelas comunidades e zoneamento. O debate sobre gestão de pesquisa científica (fomento, apoio e autorização de atividades) e fundação de novas aldeias encerra este ciclo de debates.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/grupo-de-trabalho-debate-questoes-do-parque-nacional-do-araguaia
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.