From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Operação adiada por várias vezes

14/07/2003

Fonte: A Tarde-Salvador-BA



No comando de 40 agentes, que evacuaram a Fazenda Iracema, pertencente ao produtor Jaime Oliveira do Amor e área onde houve o último incidente entre índios e fazendeiros, o delegado Miguel de Moura Sena disse que a operação foi adiada várias vezes, na esperança de que os índios cumprissem a promessa de deixar as terras, se não conseguissem derrubar as liminares, como ocorreu. "Se a Polícia Federal chegasse aqui com meia dúzia de agentes ia haver resistência, por isso foi preciso esse aparato, para garantir o cumprimento da lei", justificou ele.

O clima de tensão entre pataxós e fazendeiros vem há 22 anos, na região de Pau Brasil, com liminares de reitegrações de posses e muitos conflitos, até mortes. A demarcação dessas terras remonta a 1910. Mas foi em 1926, que o Estado doou 50 léguas aos índios e, entre 1926/30, o governo e o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) iniciarams estudos até chegar aos atuais 54,1 mil hectares da disputa.

O conflito, há notícias, tem origem nos arrendamentos de terras feitos pelo SPI, na década de 40, quando muitos funcionários foram corrompidos por fazendeiros. Estes passaram a constituir latifúndios e acabaram por expulsar os índios. Das etnias, os kamakans, baenãs e hã-hã-hães eram nômades na própria região. Os tupinambás viviam nas áreas litorâneas e os kiriris-sapuiás vieram da Aldeia Pedra Branca, na região de Amargosa, de onde foram expulsos e formaram a Aldeia Santa Rosa, em Jequié. De lá, foram para Catulé, encontraram-se com os kamakans e, em 1939, migraram par o sul da Bahia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source