From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Estudante Kaingangue ganha Kombi

19/06/2010

Fonte: GAZ - http://www.gaz.com.br



A comunidade indígena Kaingangue, da cidade de Iraí (RS), recebeu, na última terça-feira, uma Kombi doada pelo Instituto Humanitas Fraternidade (IHF), de Santa Cruz do Sul. Com o veículo, um grupo de dez indígenas, que cursa universidade, terá maior facilidade para se deslocar.

A Kombi, ano 1998, foi entregue em ato realizado no Vale de Nazaré e contou com a presença dos dez jovens que vão usá-la. Conforme o superior do instituto, padre Cyzo Lima, há 11 anos a instituição está presente na comunidade, desenvolvendo projetos sociais. "Temos acompanhado muitas conquistas destas 160 famílias, entre elas o ingresso dos jovens na universidade." Eles se deslocam, diariamente, por 36 quilômetros e, a partir de agora, farão a viagem com mais conforto e economia.

As chaves e os documentos do veículo foram entregues ao cacique Jadir Jacinto. Ele explicou que o grupo, formado por cerca de mil pessoas, vive da agricultura, artesanato e doações. Salientou que a doação do Humanitas representa um ganho muito grande em economia de dinheiro e de tempo. Além da Kombi, ainda receberam roupas.

De acordo com padre Cyzo, a Kombi, que passou por reforma, foi adquirida com o apoio de um grupo de pessoas da Alemanha, sob a coordenação da irmã Aurélia Illy, residente em Bonn. As demais despesas, incluindo a viagem de 400 quilômetros até Iraí, foram custeadas pelo IHF, através do bazar de roupas que está em andamento no Vale de Nazaré. A doação teve um custo aproximado de R$ 18 mil.

Bazar

Padre Cyzo Lima está lembrando que continua a venda de roupas oriundas da Alemanha. O bazar funciona no Vale de Nazaré, de segundas a sábados, das 9 h às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

São oferecidos artigos de qualidade, para o inverno, com preços acessíveis. A renda assegura a manutenção de projetos sociais e doações como a que foi feita para os Kaingangues.

http://www.gaz.com.br/noticia/87794-estudante_kaingangue_ganha_kombi.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source