From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Cid fecha acordo com Anacé sobre área da refinaria

06/07/2010

Autor: Carlos Eugênio

Fonte: Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com




O entendimento, celebrado ontem, ainda será submetido à avaliação da Funai para que seja homologado

Após quase três horas de reunião com representantes dos índios Anacé, o governador Cid Gomes e o líder da etnia, Jonas Alves Gomes, o cacique "Jonas", celebraram ontem, acordo, liberando a área que se encontrava em conflito com as terras reivindicadas pelos indígenas, para construção da refinaria, no município de Caucaia. "Ficou acertado. A refinaria vai sair. Vai ter um grupo de trabalho e vamos assinar um termo. Foi celebrado um acordo. Após a assinatura do termo de compromisso a gente dá a entrevista", limitou-se a dizer o índio Thiago, ao deixar a residência oficial do governador, ao fim da reunião, no início da noite de ontem.

Pelo acordo, o terreno destinado à refinaria será poupado do conflito de terras que já dura vários meses. Reticente, após publicação de matéria em revista nacional, desqualificando o interesse fundiário dos índios em todo o País, o cacique Jonas não falou com a imprensa.

Presente ao encontro, o quarto entre o governador e os índios Anacé, o prefeito de Caucaia, Washington Goes, garantiu que "tudo foi resolvido". Conforme disse ao fim da reunião, "o governo do Estado abriu mão de duas áreas e eles (índios) abriram mão de outras áreas".

Sem definir ao certo a dimensão do terreno cedido pelos Anacé, ao Estado, o prefeito estimou em 800 hectares. "A área que estava em conflito com a da refinaria foi resolvida", assegurou o prefeito, lembrando que o acordo também beneficia os terrenos destinados à siderúrgica e à Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

Ele antecipou, ainda, que dos R$ 8,8 milhões que o governo do Estado teria se comprometido a aplicar em obras de infraestrutura na área do Pecém, R$ 4,5 milhões serão destinados para construção de obras sociais nas terras dos Anacé, em postos de saúde, escolas etc. Acrescentou que, na oportunidade, foi redigida e assinada uma ata. Hoje, um termo de compromisso será assinado entre as partes, para que seja submetido à Funai, amanhã. Goes não informou hora nem local da assinatura do documento oficial.

Sim a tudo

Ele explicou ainda, que um grupo de trabalho (GT), composto por representantes dos índios, Estado, Funai, Semace, Ministério Público, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo, foi formado para demarcar as áreas reivindicadas pelos Anacé, "poupando" o atual terreno apontado pelo governo do Estado, para a construção da refinaria. "Esse grupo de trabalho vai dizer sim para tudo que foi acordado hoje", concluiu o prefeito.

Falando no lugar do governador, que saiu às pressas, o procurador Geral do Estado, José Leite Jucá, explicou que "não houve troca de terras" entre Estado, prefeituras e índios, mas o entendimento de que o terreno _ de cerca de dois mil hectares _ , onde deverá ser construída a Premium II, não mais conflitará com as propriedades reclamadas pelos índios, que terão agora suas terras delimitadas.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=810414
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source