From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Alunos de escola estadual documentam a vida dos Karitiana

15/07/2010

Fonte: Rondonotícias - http://www.rondonoticias.com.br/



Quatorze alunos da Escola Estadual Rio Branco documentam a vida dos indígenas Karitiana. Com celulares nas mãos os estudantes registraram as reações da comunidade Karitiana assistindo a uma partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. O resultado destas filmagens se tornou um documentário que deve ser apresentado em Mostra Cultural promovida pelo projeto "Telinha na Escola", em agosto.

Durante a atividade, os alunos puderam registrar o dia a dia dos índios Karitianas. Os depoimentos foram gravados em forma de entrevistas. A aldeia tem aproximadamente 400 habitantes que contam com um posto de saúde, energia elétrica e até telefone público. A escola ainda está em construção.

Umas das personagens do documentário, a indígena Aline Karitiana, revelou sua preferência por um dos jogadores mais famosos da seleção brasileira. "Gosto muito do Kaká porque ele é bonito e joga bem", disse a índia bem humorada. "A torcida é tão vibrante pelo Brasil quanto em qualquer parte de país", disse a professora da escola Rio Branco, Ana Claudia Ribeiro, que ajudou nas filmagens.

Já o professor de geografia, Magno Martins, disse que a oportunidade de integração foi única. "A idéia de levar a turma do Telinha na Escola para a Aldeia dos Karitiana surgiu com o objetivo de promover a integração cultural em torno de um ponto comum, o patriotismo e o futebol, que unem nações em época de Copa e Olimpíadas, destacou Magno.

O projeto da Ong Casa da Árvore, Instituto Vivo e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem objetivo de incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula, utilizando o celular como instrumento pedagógico, acessório que antes tirava o sossego de professores e distraia a atenção dos alunos, e que agora se tornou aliado do ensino. A cada semestre, duas novas turmas são abertas com 20 vagas cada. Em Porto Velho, o projeto também acontece nas escolas estaduais Flora Calheiros, Oswaldo Piana e Petrônio Barcelos, envolvendo 12 professores de diversas disciplinas e 40 jovens estudantes.

Ana Claudia disse ainda que a experiência foi ímpar. "Compartilhar desta oportunidade com os meninos, ver a capacidade que cada um tem de criar, de buscar a perfeição na imagem, nos textos, na edição final, foi sem dúvida um aprendizado muito precioso para todos nós" enfatizou a professora.

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,82244,alunos-de-escola-estadual-documentam-a-vida-dos-karitiana
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.