From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Ritual de despedida que dá força ao povo Xerente

08/08/2003

Autor: Val Rodrigues

Fonte: Jornal do Tocantins-Palmas-TO



Os jovens da aldeia Cercadinho, em Tocantínia, participam das atividades da despedida do cacique Eduardo Xerente

A aldeia Cercadinho da reserva indígena Xerente, no município Tocantínia, na região Central do Estado, a 80 km de Palmas, se despede do cacique Eduardo Simnãwê Xerente, falecido no último dia 30 de julho. O ritual de despedida acontece hoje na Aldeia Porteira, a cerca de 12 km do município, a partir das 13 horas.

O ritual é desenvolvido pelos membros jovens da aldeia, denominados krupé, que enquanto prestam sua homenagem ao líder recebem ensinamentos dos pajés, com uma lição de coragem e respeito. Eles são preparados reservadamente, em meio a natureza, longe da vistas da comunidade. Os outros membros da aldeia e os não-índios só podem visitar o túmulo pela manhã, antes da homenagem dos krupé.

Os jovens vão para o túmulo, dançando e ao som de gritos de guerra. Eles são acompanhados por duas madrinhas, meninas da própria comunidade e pajés. No local, são incitados a pular o túmulo com um bastão, o que é uma demonstração de coragem, já que aqueles que cairem estão condenados à morte brevemente, de acordo com a lenda dos índios.

A família do cacique recebe a visita do krupé para as lamentações em sua residência. Eles retornam para o local de preparação, onde ouvem mais uma vez os ensinamentos dos mais velhos. Os jovens recebem oferendas e almoço da família do cacique, ali mesmo em sinal de agradecimento.

O ritual é uma das manifestações tradicioais da cultura dos povos indígenas, que acontece toda vez que morre um membro antigo ou líder da aldeia, numa saudação de respeito e admiração pelo falecido.

O coordenador de educação e cultura do Programa de Compensação Ambiental Xerente (Procambix), Edvaldo Srekmõrote Xerente, explicou que o ritual fortalece os laços entre os povos, já que reúne membros de várias aldeias vizinhas além de fortalecer a cultura dos índios
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source