From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
Pataxó quer mais recursos para Funai e providências contra violência na Bahia
12/08/2003
Fonte: Viaecológica-Brasília-DF
Índios da tribo Pataxó, do sul da Bahia, estão em Brasília para pedir que o governo aumente os recursos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e tome providências contra a violência que estão sofrendo na região onde vivem, perto de Porto Seguro. Segundo Aguinaldo Pataxó, que lidera o grupo de caciques, só perto da Aldeia Galdino, já ocorreram mais de 18 assassinatos. "Todo dia está morrendo gente lá. Está cheio de pistoleiros, e o governo não faz nada. A Polícia Federal aparece por lá para espancar a gente", reclamou o índio. Os 20 caciques Pataxós, que chegaram há pouco ao Palácio do Planalto para entregar um documento ao chefe de gabinete da Presidência da República, tiveram que esperar a liberação para que todos pudessem subir e se encontrar com Gilberto Carvalho. Aguinaldo Pataxó ficou bravo quando soube que só poderiam subir cinco índios para a audiência com Carvalho, mas, depois de conversar com a segurança do Palácio, todos os 20 caciques foram autorizados a participar do encontro. (veja também www.radiobras.gov.br, www.funai.gov.br, www.cimi.org.br).
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source