From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Outubro será o Mês da Saúde Materno-Infantil Indígena no RS

09/09/2010

Fonte: Funasa - www.funasa.gov.br



A Assessoria de Saúde Indígena (Assai) e a Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa no Rio Grande do Sul (Core/RS) estão organizando o Mês da Saúde Materno-Infantil, a ser realizado dia 6 de outubro, na terra indígena da Serrinha, em São Luiz Gonzaga.

Participam dos preparativos as 37 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (Emsi), as gestões municipais e as coordenações regionais de saúde. Cerca de 380 profissionais estarão envolvidos em promover ações educativas simultâneas nas 105 aldeias e acampamentos indígenas, em 45 municípios gaúchos.

A atividade tem o objetivo de estimular as Emsi a implantar ações de educação em saúde permanentes voltadas, principalmente, para as mulheres indígenas, acima de 10 anos de idade, repassando as informações necessárias para um melhor cuidado da saúde materno-infantil.

Ações como grupos de gestantes para promoção e incentivo ao aleitamento materno na atenção ao pré-natal, bem como sua ampliação e qualificação, a cobertura do crescimento infantil para crianças acima de cinco anos e a importância dos exames de colo do útero e de mama, serão alguns dos assuntos desenvolvidos junto às comunidades indígenas pelas equipes multidisciplinares.

Até agora foram realizados sete encontros regionalizados entre a Funasa e as coordenadorias de saúde para apresentar e planejar o período de atividades, como explica a enfermeira da Assai, Ana Michelle Rocha Torres. "Nós estamos recebendo o projeto de cada região que vai buscar os recursos e contar com a criatividade de seus profissionais. Existem lugares que irão realizar peças teatrais, almoços comunitários, exibir filmes, ou ir até escolas indígenas", disse Ana Michele.

A nutricionista da Assai, Maria Aparecida Araújo, conta que esse projeto foi idealizado a partir do sucesso das campanhas de vacinação. "Desde 2007, o nosso programa de imunização tem alcançado um nível satisfatório, nosso objetivo é seguir esse bom exemplo e realizar um trabalho de continuidade na atenção à saúde indígena", esclarece.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=626
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source