From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios trocam tiros com a polícia

09/11/2010

Fonte: Diário de Pernanbuco - http://www.diariodepernambuco.com.br/



Cinco índios se feriram e um delegado saiu baleado durante um protesto feito por indígenas da reserva Cana Brava na BR-226, entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda, a cerca de 500 quilômetros de São Luís, no Maranhão. Os nativos fecharam a estrada para reivindicar transporte escolar nas comunidades de Coquinho e Barrinha. Houve desentendimento entre os manifestantes e os policiais porque os índios fizeram um bloqueio e interditaram o tráfego na via. Houve desentendimento e vários foram parar nas unidades de saúde das cidades próximas. O governo, encarregado do transporte entre as aldeias, tentou negociar a pauta de reivindicação com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A BR está interditada desde o domingo.

Durante o protesto, o delegado titular da regional de Barra do Corda, Edmar Gomes Cavalcanti, tentou furar o bloqueio. Foi aí que começou o confronto. O policial reagiu baleando cinco índios. Os indígenas revidaram: atiraram contra o delegado e lhe deceparam um dedo. ´Eles estão reclamando da falta dotransporte coletivo que atende as aldeias indígenas. A situação ficou mais tensa após o policial ter tentado ultrapassar a barreira humana` disse o responsável pela Divisão de Apoio da Funai, Cristóvão Marques.

Segundo Marques, a falta de transporte é um ´descaso com os estudantes indígenas`. Ele disse ainda que, mesmo com as tentativas de negociação, o clima no local permanece tenso. Os índios, reitera Marques, só sairão do local quando algum representante do governo aparecer para atender às solicitações. A fim de evitar um segundo confronto, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) enviou reforço policial à área do confronto entre índios Guajajara e o delegado da Polícia Civil, Edmar Gomes Cavalcanti, na BR-226, próximo a Barra do Corda.

Em reunião ontem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) liberou recursos no valor de R$ 3,5 milhões para solucionar os problemas referentes à educação citados pelos indígenas. A liberação é parte de negociação que já dura seis meses. Segundo o secretário Anselmo Raposo, ´o canal do diálogo sempre esteve e permanecerá aberto aos indígenas para evitar qualquer tipo de conflito`. (Dyego Rodrigues e Sandra Vianna, de O Imparcial)

O número

R$ 3,5 mi
foram destinados pelo governo para solucionar o conflito


http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/11/09/brasil2_0.asp
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source