From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai restringe ingresso em área com referência de índios isolados no Médio Xingú

26/01/2011

Fonte: Funai - www.funai.gov.br



Para permitir a realização de estudos e expedições que vão mapear a presença de grupo indígena isolado entre os rios Xingu e Bacajá, a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou portaria restringindo o ingresso de pessoas estranhas aos quadros da Funai na área denominada Terra Indígena Ituna/Itatá. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12 de janeiro.

A terra, com superfície de 137,7 hectares, está localizada nos municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Anapu, estado do Pará, onde já vivem índios Araweté, Apiterewa, Asuriní e Xikrin. Estudos preliminares, com base em expedições de rotina, relatos de indígenas contatados e de moradores das proximidades indicam que há presença de grupos isolados na região. Caso em que a restrição de acesso se faz necessária para proteção desses índios e das terras onde perambulam, além de oferecer segurança para a realização das expedições.

A restrição vale por dois anos. Nesse período, somente pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai poderão ingressar, locomover-se e permanecer na área, por tempo determinado. Para obter a autorização, a pessoa deve assinar uma declaração, isentando a Funai de responsabilidade por danos físicos e materiais que venham a ser sofridos pelo interessado ou praticados por ele. A restrição não se aplica às Forças Armadas e Policiais, no cumprimento de suas funções institucionais, mesmo assim, a presença de seus representantes deverá ser sempre acompanhada por funcionários da Funai. Também fica vedada a exploração de qualquer recurso natural existente na área descrita na portaria, durante o período. A ficalização será feita pelas equipes da Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu.

No Brasil, há 67 referências de índios isolados. Para cuidar dos interesses desses povos, a Funai conta com 12 Frentes de Proteção Etnoambiental, que trabalham exclusivamente com índios isolados e recém contatados em todo o país. São unidades ligadas diretamente à sede do órgão, em Brasília, assim como as Coordenações Regionais. As Frentes desenvolvem atividades de pesquisa de campo, de mobilização para a proteção dos povos indígenas e de suas culturas, e faz levantamentos etno-históricos para dimensionar e identificar o seu território, além de ações de proteção, vigilância e fiscalização da terra indígena.


http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2011/janeiro/un2010_03.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source