From Indigenous Peoples in Brazil

News

Caso da índia Araweté.Guarda da indígena Araweté Igigi está provisoriamente com enfermeira

19/04/2011

Autor: Sidalécio Souza

Fonte: Blog Siddy Souza - http://siddysouza.blogspot.com/



Após receber dois documentos do ministério publico federal onde a coordenadora da casa do índio em Icoaraci que relatava os maus tratos a pequena índia Araweté IGIGI, o ministério publico estadual decidiu por pedir a justiça que a guarda provisória da menina fique com a enfermeira Olgarina.

O juiz da infância e juventude da comarca de Altamira decidiu e a pequena está temporariamente sob guarda da enfermeira.

Segundo o ministério publico estadual o pedido de guarda provisória aconteceu a cerca de 15 dias após o recebimento de um documento que relatava as condições em que a pequena IGIGI Araweté vinha sendo mantida pelos pais na casa do índio de Icoaraci na capital do estado. A indiazinha da etnia Araweté, foi internada na Santa Casa de Misericórdia com sinais de maus-tratos e desnutrição no dia 6 de março.

O juiz já deferiu o pedido a menina vai ficar provisoriamente Olgarina uma enfermeira da FUNAI que já cuidou de IGIGI quando ela fazia tratamento em Belém por conta de uma doença congênita que a menina nasceu.

Foi à segunda vez que a pequena sofreu maus tratos em fevereiro deste ano ela foi internada no hospital municipal de Altamira com sinais de queimaduras pelo corpo e hematomas na boca a suspeita seria de que os pais teriam jogado a menina ao fogo. No processo existe também um pedido de destituição do poder familiar para que a menina possa sair do convívio dos pais.

A FUNAI solicitou um estudo antropológico que já foi realizado a menina continua internado na Santa casa de misericórdia em Belém o estado de saúde é estável. O promotor não acredita que a indiazinha volte ao convívio da família.

http://siddysouza.blogspot.com/2011/04/altamirapa-caso-da-idia-araweteguarda.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source