From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios suspendem pedágio e aguardam reunião com governo federal

22/11/2011

Autor: Weverton Correa

Fonte: Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br/



Índios da etnia Enawenê-nawê se reúnem, hoje, com representantes da Casa Civil, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Fundação Nacional do Índio (Funai), em Tangará da Serra. O coordenador regional da fundação, Antônio Carlos Ferreira de Aquino, confirmou, ao Só Notícias, que eles suspenderam o bloqueio e a cobrança de pedágio no domingo (19), na ponte do rio Juruena na MT-170, em Juína. A mobilização foi em prol de melhorias, principalmente na área saúde.

Os índios iniciaram o bloqueio da rodovia no último dia 14, reclamando principalmente da falta de vacinas e medicamentos na aldeia. A intenção seria viabilizar recursos para locação de ônibus e seguirem a Brasília, onde discutiriam o assunto com representantes do governo federal. Uma equipe com servidores da Funai e das prefeituras de Brasnorte e Juína, fizeram um relatório e levantaram a situação em que vivem na aldeia, onde moram aproximadamente 600 índios, semana passada. Ele deve ser exposto nesta reunião.

Segundo coordenador, a prefeitura de Brasnorte assumiu o atendimento na área da saúde aos índios, até final do ano, com o término do contrato com uma Organização Não-governamental (ONG), mês passado.



http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/139936/indios-suspendem-pedagio-e-aguardam-reuniao-com-governo-federal
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source