From Indigenous Peoples in Brazil

News

Presidente da Funai pede paciência a grupos

17/02/2004

Autor: CAROLINA BAHIA

Fonte: Zero Hora-Porto Alegre-RS



Em meio ao agravamento do conflito agrário entre a comunidade indígena e agricultores na área de Imbuí, em Abelardo Luz (SC), o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, pediu paciência aos índios.

Ontem, de Brasília, Gomes falou ao telefone com as lideranças caingangues, negociando uma saída para o impasse. Com a morte do produtor rural Olices Stefani em Aberlardo Luz, os ânimos se acirraram no oeste de Santa Catarina. Durante a tarde de ontem, a Funai propôs que os índios que vieram de Mangueirinha (PR) a Santa Catarina para ajudar no protesto pela demarcação da área como reserva indígena voltassem para o Paraná, e que os demais esperassem por uma solução. A Polícia Militar, inclusive, foi orientada para acompanhar o grupo de Mangueirinha. Até o início da noite, o presidente da Funai ainda não havia recebido uma resposta.

Gomes não arrisca apresentar uma data para a finalização do processo da demarcação da área no Ministério da Justiça. Segundo ele, a portaria está sendo estudada. O próprio Ministério da Justiça informou ontem que não vai ceder às pressões do momento e que há etapas a serem seguidas para o reconhecimento de uma área área indígena. Ao todo, são seis fases e, segundo a assessoria do ministério, o caso de Abelardo Luz encontra-se na segunda etapa (declaração). Essa é considerada a fase mais complicada por causa das contestações de quem não concorda com o projeto. A situação das áreas no Sul ainda é mais complicada porque o pagamento feito pela Funai pela benfeitoria na área não cobre o preço da terra.

- No Sul, o valor das terras é maior do que das benfeitorias, o que dificulta ainda mais a solução de impasses deste tipo - explica Gomes.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source