From Indigenous Peoples in Brazil

News

ÍNDIO GUARANI-NHANDEVA É BALEADO POR FAZENDEIROS

19/02/2004

Fonte: Cimi-Brasília-DF



O conflito entre os fazendeiros e o povo Guarani-Nhandeva, em Iguatemi e Japorã, a cerca de 547 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi acirrado no último domingo (15) quando o índio Dércio Lemes foi baleado em uma emboscada dentro da aldeia de Porto Lindo na divisa com a área Yvy Katu.

A emboscada aconteceu por volta das 15 horas. O indígena teve o pulmão perfurado, e foi atendido no Hospital Evangélico de Dourados, a 300 quilômetros do local. Segundo notícia veiculada pela imprensa do estado, agentes da Polícia Federal de Naviraí prenderam no dia 17, José Mauro Ferreira Silva, conhecido por "Careca", suspeito de ter atirado no indígena.

No mesmo dia, o administrador da fazenda Paloma, conhecido por Manoel, José Varago da fazenda São José e funcionários da São Jorge, acompanhados por grupo portando armas de fogo foram à aldeia para pegar animais e objetos que diziam terem sido roubados pelos indígenas durante retomada das 14 fazendas no município de Japorã. Impedidos pela comunidade, que só permitia a entrada com ordem judicial, eles entraram à força e atirando, atingindo Décio nas costas, além de carregar animais de propriedade dos indígenas. As lideranças da comunidade informam que os fazendeiros continuam alimentando o conflito. Para o cacique Rosalino Ortiz foram ações de pistoleiros.

O fórum das entidades dos movimentos sociais do Mato Grosso do Sul vai encaminhar carta-denúncia para o Senado Federal e órgãos competentes contra a ação dos senadores e autoridades sul-mato-grossenses e solicitação ao Ministério Público Federal para investigar ação na zona rural de empresas de segurança.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source