From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Xerente pedem justiça para o caso Valdes

09/03/2004

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



O presidente Mércio Pereira Gomes garantiu ontem, aos índios Xerente que participaram de um ritual fúnebre, reunindo parentes de Valdes Marinho Lima, morto a tiros por garimpeiros que trabalhavam ilegalmente no Rio Couto Magalhães, área Yanomami, próximo à região da Maloca Paapiu (RR), que o caso já foi levado ao conhecimento do chefe de gabinete do Ministério da Justiça, Sergio Sérvulo.
Mércio ressaltou que o fato está sendo investigado. Quanto à segurança dos índios e dos funcionários da Fundação, ele enfatizou que está sendo providenciado o poder de polícia para a Funai.

Homenagem
Para que para que não aconteçam mais vítimas, Ribamar Xerente, irmão de Vades e os demais participantes da reunião, pediram para que o caso não seja esquecido pela Funai e pelo Ministério da Justiça.
O grupo destacou também a importância da homenagem que será feita ao índio, que terá seu nome à frente de um posto indígena na região, lembrando que ele é um herói, pois morreu lutando pela causa indígena.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source