From Indigenous Peoples in Brazil

News

Povo Apyãwa (Tapirapé) realiza o IV Seminário de Jovens Pesquisadores

14/02/2013

Autor: Nivaldo Korira'iTapirapé

Fonte: Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com.br/



A Escola Estadual Indígena Tapi'itãwa e o povo Apyãwa (Tapirapé) da Terra Indígena Urubu Branco, em Confresa/MT, realizaram o IV Seminário de Jovens Pesquisadores Apyãwa. O seminário aconteceu na aldeia Tapi'itãwa, no período de 4 a 9 de fevereiro, culminando com a cerimônia de colação de grau e a certificação de 53 estudantes do ensino médio.

A iniciativa em promover o seminário foi da escola e do povo Apyãwa, por meio do Projeto Aranowa'yao - Novos Pensamentos, que desenvolve, desde 2004, o ensino articulado com a cultura Apyãwa, descobrindo talentos de jovens, com o objetivo de valorizar e fortalecer os conhecimentos milenares do povo Apyãwa.

O Projeto Aranowa'yao é pioneiro na implantação de pedagogia da alternância, uma vez que é organizado de forma modular, ou seja, os jovens cursistas participam de cursos intensivos durante um mês e realizam suas atividades de pesquisas no período intermediário nas suas comunidades. A escola e o Projeto Aranowa'yao já formaram três turmas em ensino médio propedêutico e uma turma, em 2012, com habilitação em Magistério Intercultural. O projeto ainda poderá ser estendido a outros cursos como o agroecologia para jovens e adultos.


Jovens pesquisadores

O seminário contou com a participação de todas as comunidades das aldeias Akara'ytãwa, Myryxitãwa, Tapi'itãwa, Tapiparanytãwa, Towajaatãwa, Wiriaotãwa avaliando os trabalhos desenvolvidos pelos jovens, durante o período de três anos de curso no Projeto Aranowa'yao. As pesquisas foram desenvolvidas nas diversas áreas de abrangência: Linguagem, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Artes. Após a apresentação dos cursistas, os sábios do povo Apyãwa comentam os trabalhos, fazendo elogios ou sugerindo complementações, compondo, assim, uma verdadeira banca avaliadora. Desta forma, o povo Apyãwa iniciou um ano de muita festa, porque a data coincidiu com a festa tradicional do nosso povo. A primeira parte da festa já aconteceu e agora começa a segunda parte que termina no mês de julho.

A maioria dos pais disse que estão cada vez mais seguros em afirmar que o povo Apyãwa está mais forte com a descoberta de jovens sábios, jovens que tem iniciativa de valorizar e fortalecer a sabedoria do seu povo. Hoje acreditam muito no trabalho que a escola vem realizando na comunidade. A escola é o maior parceiro do povo Apyãwa. "Assim estamos vivos e fortes" disse Wario Tapirapé, líder do povo Apyãwa.




http://blogdafunai.blogspot.com.br/2013/02/povo-apyawa-tapirape-realiza-o-iv.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source