From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Cintas-Largas devem ser punidos, diz Mozarildo

07/06/2004

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS) defendeu a necessidade de punição aos índios Cintas-Largas que assassinaram 29 garimpeiros na reserva Roosevelt, em Rondônia. Segundo ele os índios devem ser processados e devidamente punidos pela Justiça, caso contrário, o Brasil cairá ainda mais no conceito já baixo que tem no mundo desenvolvido, pelas freqüentes violações dos direitos humanos.

"Digo 'assassinaram' e sei que com isso desagrado certos grupos de militantes da defesa dos índios, que os tomam sempre como inimputáveis", disse durante pronunciamento na tribuna do Senado. "Mas eu pergunto: que defensores são esses, que parecem julgar os índios incapazes de compreensão dos próprios atos, como se fossem débeis mentais ou seres amorais?", indagou.

O senador exibiu em seu pronunciamento elementos de reportagens recentes publicadas em jornais do Centro-Sul e do Norte do país, e opiniões de especialistas, com o objetivo de realçar o que ele chamou de "realidades múltiplas". Neste sentido, defendeu que há índios pobres, vivendo em dificuldades, índios remediados, mas que precisam de maior apoio, índios emancipados e índios envolvidos em delitos de gravidade considerável.

Citando reportagem da Folha de Boa Vista, Mozarildo questionou por que os 19 sem-terra mortos em Eldorado dos Carajás entraram para a História como mártires de uma causa justa, vítimas de um Estado cúmplice de elites arcaicas, enquanto os garimpeiros correm o risco de serem considerados bandidos e invasores de terras.

De acordo com o senador, o próprio Conselho Indigenista Missionário (Cimi) desmistifica a idéia de que todos os índios pertenceriam a duas categorias: ou isolados e com hábitos rudimentares, ou aculturados. O que falta, segundo Mozarildo, é um programa específico de financiamento agrícola para ajudar povos como os caingangues, que moram no oeste de Santa Catarina e plantam e comercializam milho e arroz.

"Enfrentam, porém, uma dificuldade: como suas terras pertencem à União, eles estão fora de qualquer plano de financiamento do Governo para a agricultura, porque não podem oferecer suas terras como garantia", exemplificou. (R.R)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source