From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/SC garante terras destinadas a Kaingangs

19/04/2013

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br



Procuradoria da República em Chapecó propõe ação civil pública e Justiça condena Funai


O Ministério Público Federal em Santa Catarina obteve na Justiça a garantia de que a Fundação Nacional do Índio (Funai) terá que adquirir aproximadamente 500 ha de terra destinados à ocupação de indígenas Kaingangs da Aldeia Kondá. A sentença determina, ainda, que a União adote as providências orçamentárias para a aquisição.

Entenda o caso - Em 1998, um grupo técnico designado pela Funai identificou que o centro da cidade de Chapecó é território tradicional das famílias Kaingangs. Sendo impossível a demarcação, foi eleita uma área de 2.300 ha ecologicamente adequada ao exercício pleno de costumes e tradições para criação de reserva indígena. Contudo, a área em questão seria afetada pelo aproveitamento hidrelétrico da Foz do Chapecó. Por isso, a Funai e a Aneel firmaram Termo de Conduta para integrar o edital de licitação, estabelecendo que 1.500 ha seriam adquiridos pelo vencedor do certame e os outros 800 ha, pela Funai.

Devido à urgência de transferir as famílias Kaingangs acampadas irregularmente no centro da cidade, a Fundação adquiriu 300 ha de imediato. E, em maio de 2010, o Consórcio Energético Foz do Chapecó cumpriu seu compromisso, adquirindo 1.500 ha.

Porém, decorridos mais de dez anos, a Funai ainda não adquiriu 500 ha faltantes para totalizar os 800 ha a que se comprometeu. A demora fere o princípio administrativo da eficiência e pode ocasionar a destruição dos recursos naturais, fundamentais aos indígenas.

Ação Civil Pública no 5006508-30.2012.404.7202/SC



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-sc-garante-terras-destinadas-a-kaingangs
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source