From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios lembram Sepé e pedem terras

08/09/2004

Autor: Carina Fernandes

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Em São Gabriel, guaranis reclamaram da situação atual e anunciaram mobilização



Uma cerimônia junto ao local onde morreu o líder indígena Sepé Tiaraju, em São Gabriel, em 7 de fevereiro de 1756, marcou ontem o Grito do Povo Guarani pelo reconhecimento de seus direitos à terra. Cerca de 120 índios de quatro aldeias de Porto Alegre (Cantagalo, Estiva, Itapuã e Lomba do Pinheiro) participaram da cerimônia na Sanga da Bica, que, além de homenagear o líder morto, pedia a imediata demarcação de terras no RS, onde vivem atualmente cerca de 2,2 mil guaranis. Apenas cinco áreas estão regularizadas no Estado.

O cálculo é que haja mais 37 áreas às quais os índios teriam direito, diz o coordenador-geral do Movimento Indígena Guarani do Estado, Maurício Gonçalves, que, na língua da tribo, se chama Karai Tataendy (fogo brilhante). 'Fomos expulsos de nossas terras e hoje vivemos em beiras de estrada, passando por dificuldades', protestou. O ato integra a preparação das homenagens aos 250 anos da morte de Sepé Tiaraju, a serem lembrados em 2006.

Da entrada da cidade até o lugar onde o líder tombou, depois de ser atingido por oficiais dos exércitos espanhol e português na luta pelos Sete Povos das Missões, os índios realizaram caminhada silenciosa. No local, a placa indica o sentimento ao lutarem pelas suas terras: 'Ogué! Co ivi redó yara!' (Fora! Esta terra tem dono!). Em apresentações de música e dança, cantaram a esperança de reaver as terras para manter suas famílias com dignidade. A intenção, a partir da cerimônia de ontem, é intensificar as manifestações para pressionar o governo federal a promover a demarcação das terras. Os índios visitaram ainda a Coxilha do Caiboaté, a 20km de São Gabriel, onde foi travada uma das batalhas mais sangrentas, que resultou na morte de 1,2 mil guaranis que queriam vingar a morte de Sepé Tiaraju três dias depois de seu falecimento.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source