From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo oferece R$ 85 milhões para retirar fazendeiros de terras indígenas no MS

07/01/2014

Autor: Evandro Éboli

Fonte: O Globo - http://oglobo.globo.com



Ruralistas resistem e querem que avaliação leve em conta valores de mercado e não da Funai e Incra


BRASÍLIA - Em reunião na tarde desta terça-feira, no Ministério da Justiça, o governo ofereceu cerca de R$ 85 milhões a 30 fazendeiros que ocupam 15 mil hectares na reserva indígena Buriti, no Mato Grosso do Sul, dos índios terena. Esse é um dos conflitos de terra no estado. Participaram da reunião, além de representantes do ministério, a vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, lideranças indígenas e proprietários rurais. Os ruralistas não concordaram com a indenização proposta pelo governo, que envolve pagamento das benfeitorias que construíram na área e das terras nuas. A avaliação das benfeitorias foi realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e a das terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A reunião foi um primeiro passo, ainda não há qualquer entendimento. A proposta do governo será ainda analisada pelos ruralistas, que, durante a reunião, já se manifestaram contrários aos valores apresentados. Entendem que estão abaixo do real valor das terras e das melhorias construídas.

O assessor especial do ministério para assuntos indígenas, Marcelo Veiga, afirmou que a discussão está começando.

- Não é momento para dar resposta definitiva. Estamos construindo o entendimento. Não temos fórmula mágica. O importante é que a discussão está aberta. Tudo é possível - disse Marcelo Veiga.

Simone Tebet afirmou que foi dado um passo importante, mas disse estar preocupada com o tempo das negociações. Ela teme que, se demorar muito o acerto, o impasse possa gerar violência.

- Ambas as partes, índios e produtores, estão de prontidão. Hoje há uma relativa paz. Mas se demorar 30 ou 60 dias não sabemos o que pode ocorrer - disse Tebet.

O presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul Francisco Maia afirma que os proprietários são a favor da demarcação das terras, mas diz que será preciso mais tempo para chegar a um acordo.

- Não se pode corrigir uma injustiça cometendo outra injustiça. Vamos avaliar os valores oferecidos e, caso necessário, faremos a nossa própria avaliação de acordo com o valor de mercado. É essa a nossa condição.



http://oglobo.globo.com/pais/governo-oferece-85-milhoes-para-retirar-fazendeiros-de-terras-indigenas-no-ms-11236862
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source