From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas fecham aterro sanitário de Miranda e reivindicam cuidados básicos com as comunidades

20/05/2014

Fonte: Capital News - http://www.capitalnews.com.br



Cerca de 100 índios fecharam na manhã desta terça-feira (20) a entrada do aterro sanitário da cidade de Miranda, interior de MS. De acordo com informações da assessoria da Prefeitura da cidade, a manifestação se dá devido a um problema numa ponte que liga algumas comunidades indígenas na região. Já o líder indígena Cacique Branco diz que as comunidades têm sofrido com o descaso que a atual gestão tem tido com a comunidade. "Estamos aqui para reivindicar nossos direitos. Algumas comunidades estão sem luz, sem água potável. Falta ônibus e as pontes estão caindo", disse que o Cacique.

A prefeitura de Miranda informou que representantes já estão no local para conversar e negociar a liberação da entrada do aterro sanitário da cidade, que está fechada desde as 6 horas da manhã de hoje. Sobre as reivindicações a Prefeitura informou que a ponte que está quebrada é de responsabilidade do Governo do Estado e que a prefeitura em momento algum deixou de assistir as comunidades indígenas da região com infra-estrutura.

Outra reivindicação seria a Secretaria de Assuntos Indígenas, que teria sido "abandona" pela atual gestão. Flávio Mendes, assessor da prefeitura, informou que um vereador foi designado para essa questão e que algumas questões burocráticas entravam o andamento da Secretaria. "O vereador Pastor Márcio, da etnia terena, está à frente dessas questões. Por enquanto aguardamos algumas questões burocráticas serem resolvidas". A manifestação que acontece desde as 6h da manhã não tem previsão de término e segundo o líder indígena Branco, eles só irão liberar quando a Prefeita do município, Marlene de Matos Bossay (PRB), for até o local para conversar.



http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=263407&ed=Geral&cat=Not%EDcias
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source