From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF apura por que construção de escola está paralisada

11/05/2014

Fonte: MPF/SC- http://www2.prsc.mpf.mp.br



Na escola de Ensino Fundamental Sape-Tykó estudam 213 crianças indígenas. A estrutura da instituição é antiga, feita de madeira, com espaços insuficientes e inadequados para o processo de ensino-aprendizagem, a recreação e as atividades docentes. Enquanto isso, no terreno ao lado, o novo prédio da escola encontra-se com as obras paralisadas há mais de um ano. Esta foi a situação constada pelo Ministério Público Federal (MPF) em visita à Terra Indígena Condá, em Chapecó-SC.

O prazo de conclusão da obra, previsto inicialmente para junho de 2012, já foi prorrogado por três vezes. Contudo, os serviços estão suspensos desde maio de 2013, com 85% do projeto executado.

Os recursos para a construção são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassados à Secretaria de Estado da Educação por meio de convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina.

Questionado sobre a paralisação, o FNDE informou ao MPF que a obra foi interrompida por abandono da empresa contratada e que a maior parte da verba já foi repassada (75% do total). Ainda segundo o FNDE, deste montante disponibilizado, 106 mil reais já repassados estão parados em uma conta bancária, aguardando aplicação.

Agora, o MPF quer saber por que a obra está parada há tanto tempo, faltando apenas 15% para ser concluída, tendo em vista que há dinheiro em conta e recursos ainda a serem recebidos do Governo Federal. Em ofício à Secretaria de Estado, o MPF solicita o detalhamento das medidas adotadas para a imediata retomada e conclusão da obra.

O caso é acompanhado pela Procuradoria da República em Chapecó-SC, por meio do inquérito civil no 1.33.002.000429/2005-01.



http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-apura-por-que-construcao-de-escola-esta-paralisada
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source