From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios têm plano de fomento à cultura

26/12/2004

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



As atividades nas cinco escolas indígenas da Aldeia de Pinhalzinho, no município de Planalto, encerraram-se quarta-feira (22), já com planos para o próximo ano. As escolas reúnem 300 índios caingangues e guaranis e têm 29 professores, sendo 16 deles indígenas. Segundo o diretor das escolas, Vitalino da Silva, neste ano, durante as aulas e em ações paralelas, foram enfocados temas importantes, voltados à melhoria da qualidade de vida dos índios. Ele anunciou que uma das metas para 2005 é atuar, junto com a Secretaria de Cultura do Estado, na utilização do Centro Cultural Indígena, construído na aldeia de Pinhalzinho e ainda sem utilização. 'Precisamos ocupar esse espaço importante com a venda de artesanato e apresentações da cultura indígena', diz.
O diretor adianta que a comunidade indígena reivindica mais duas escolas para atender à demanda crescente de alunos - assunto que será tratado nos próximos dias, em audiência na SEC. Está sendo construída a indiovia (de Pinhalzinho a Planalto), com objetivo de evitar que os índios caminhem sobre a rodovia estadual que liga Planalto a Nonoai.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source