From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF lança livro infanto-juvenil com histórias do povo indígena Kaingang

13/04/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Santa Catarina - MPF/SC - www.prsc.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal em Chapecó lança, no dia 22 de abril, o livro infanto-juvenil Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang, escrito por Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana e ilustrado por Gina Zanini. O trabalho, que será distribuído nas escolas públicas de Chapecó e região, resgata os costumes e retrata o cotidiano do povo indígena Kaingang, habitante histórico do Oeste catarinense.

Realizado em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó), o projeto que originou o livro foi idealizado pelo procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior e pela servidora do MPF Elaine Framento.

Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr conta as aventuras de Joaquim Toco, Luar, Kusé e Cesário na fictícia aldeia de Gãr, em oito histórias permeadas não apenas por mitos, tradições e costumes Kaingang, mas também por aspectos atuais da vida na comunidade indígena e sua constante interação com as comunidades não-indígenas urbanas e rurais.

Os autores trazem quem são os Kaingang, de onde eles vieram, onde hoje moram, como eles vivem e pensam, qual é o seu papel no Oeste de Santa Catarina. E concluem: "Para além dos conflitos pela terra e dos preconceitos por ignorância ou falta de informação, no Oeste catarinense também há uma história construída de convívios, solidariedades e muitas trocas culturais".

Voltado a alunos e professores do 4o ao 6o ano, o material busca preencher carências da educação indígena local. Cerca de 12 mil cópias de Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr, todas custeadas pelo MPF, serão distribuídas gratuitamente às escolas da rede pública, municipal e estadual, indígenas e não-indígenas, de Chapecó e região. A edição é inteiramente bilíngue - em português e Kaingang.

As histórias que compõem a obra foram colhidas e elaboradas nas próprias comunidades indígenas, em um trabalho de ampla pesquisa desenvolvido pela UnoChapecó, em parceria com o MPF. Participaram do processo, para que a obra fosse construída de forma transdisciplinar, antropólogos, historiadores e educadores.

Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr "almeja, com o engajamento dos professores, fomentar nos estudantes o respeito à diversidade cultural e ao valor do pluralismo, combatendo, assim, o preconceito em relação aos indígenas, infelizmente ainda muito grande na região", escreve o procurador Carlos Humberto Prola Júnior, na apresentação do trabalho.

Além da distribuição dos livros, o projeto prevê duas ações para aprimorar sua utilização nas salas de aula. Juntamente à obra, será fornecido aos professores um material didático-pedagógico de apoio, com sugestão de atividades. No final de maio, será realizado um curso de capacitação dos professores que irão trabalhar o livro em sala de aula, que apresentará temas relacionados à história dos povos indígenas na região Oeste catarinense, com contextualização sociocultural da realidade indígena Kaingang.

O lançamento integra a programação do seminário "Desafios atuais do povo Kaingang no Oeste Catarinense", promovido pelo MPF e pela UnoChapecó. O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de abril, em Chapecó, também conta com uma série de debates, palestras, exposição cultural e uma visita à Aldeia Condá. As inscrições, gratuitas e limitadas a 250 participantes, vão até o dia 17.



---

Lançamento do livro Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang, de Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana, com ilustrações de Gina Zanini

Quando: 22 de abril, às 19h

Onde: Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UnoChapecó



Sinopse: Joaquim Toco e seus amigos na Terra do Gãr, de forma fresca e bem humorada, buscam introduzir os leitores no mundo da atual geração de Kaingang. A aldeia do Gãr e seus personagens são fictícios. No entanto, por meio das aventuras de Joaquim Toco, Luar, Kusé e Cesário, somos convidados a conhecer aspectos da vida cotidiana nas comunidades indígenas da região Oeste de Santa Catarina.

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-lanca-livro-infanto-juvenil-com-historias-do-povo-indigena-kaingang-1
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source