From Indigenous Peoples in Brazil

News

Dono de área conseguiu decisão judicial contra invasão

27/06/2005

Autor: Inara Silva

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



A área denominada como Sombrerito pelos índios guarani-caiuá tem interdito proibitório concedido pela Justiça Federal. Segundo Lélio Ravagnani, proprietário da fazenda Floresta Negra, vizinha da fazenda São Benedito, ocupada pelos indígenas, a decisão judicial foi emitida previamente contra a invasão de terras. O empresário afirmou que a intranqüilidade tem sido constante e as famílias da região estão em alerta. Ravagnani afirmou em entrevista ao Campo Grande News que os índios reivindicam cerca de 17 mil hectares da região, o que englobaria 11 propriedades rurais de Sete Quedas, no distrito de Vila Carioca, na fronteira com o Paraguai. Por este motivo, os produtores rurais se uniram para garantir seus direitos na justiça.
A decisão em nível estadual foi emitida pelo juiz federal Odilon de Oliveira e confirmada, segundo Ravagnani, pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª região em São Paulo. O produtor afirmou que agora os empresários rurais terão que se unir novamente para fazer cumprir a lei. O clima na área, de acordo com ele, é de insegurança e os funcionários estão assustados em função da morte de um índio em conflito na fazenda vizinha.
Lélio Ravagnani, que é enteado da apresentadora Hebe Camargo, mora em São Paulo e tem a propriedade há 15 anos em Mato Grosso do Sul. Ele disse que a fazenda tem documentos de 50 anos atrás e trabalha com pecuária de elite. O empresário explicou que sua fazenda tem 4 mil hectares voltados para a criação de nelore puro, com 3 mil animais e emprega 32 famílias. A área tem ainda uma RPPN (Reserva de Patrimônio Particular Natural), que á a única do Estado com vegetação de mata atlântica. "A região é absolutamente rica e preparada para a agricultura e pecuária de elite", disse o produtor, acrescentando que no entorno estão diversas pequenas propriedades que atuam na agricultura.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source