From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai rebate critica e afirma que 2 laudos estão prontos

27/06/2005

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



A Funai (fundação Nacional do Índio) rebateu as críticas feitas pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário) de que o processo de regularização das terras da região do Sombrerito está lento. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o processo está correndo dento do prazo normal. Tanto o laudo antropológico quanto o ambiental já estariam concluídos, faltando apenas o fundiário, que já estaria sendo elaborado. Terminado o último laudo, o estudo é publicado e são dados 90 dias de prazo para recursos, depois mais 60 dias para a Funai rebater as informações, para só então o estudo ser repassado ao Ministério da Justiça. O ministério avalia os dados e dá um parecer sobre as terras. O laudo antropológico foi elaborado ano passado e o ambiental este ano. A Funai diz que tem dificuldades em realizar o estudo por pressão dos fazendeiros da região. Segundo o órgão, a Polícia Federal teve que dar proteção à equipe da Funai para que eles executassem o laudo antropológico porque o grupo vinha sendo ameaçado por fazendeiros. Outro problema enfrentado seria a greve dos funcionários que atrasa as tarefas diárias. Contudo, o órgão garante que a equipe de campo, que elabora os laudos, continua o trabalho normalmente.

Problema fundiário - Cerca de 160 índios guarani-caiuá invadiram a fazenda São Benedito, em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, exigindo mais agilidade da Funai. Eles pleiteiam a área de 17 mil hectares na região que eles denominam como Sombrerito. Os índios das aldeias Lima Campo, de Japorã; e Jarara, de Juti; chegaram na propriedade em três caminhões. Houve conflito e um indígena morreu assassinado. A Polícia Federal investiga o caso.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source