From Indigenous Peoples in Brazil

News

Grileiros invadem reserva e matam índios em Minas

13/02/1987

Fonte: Diário do Grande ABC (Santo André - SP)



Documentos anexos


Na madrugada de ontem três índios Xakriabá foram assassinados e uma índia foi ferida durante um conflito com 15 homens armados, chefiados pelo grileiro Amaro. Fábio Alves dos Santos, representante do Cimi, afirmou que em outubro passado já havia enviado um ofício ao delegado da Funai pedindo providências para evitar que Amaro cumprisse as ameaças que fazia aos indígenas. Fábio acusou o prefeito de Itacarambi de incentivar os conflitos entre grileiros e indígenas. O prefeito negou as acusações. Ele afirmou que de fato possui uma área na TI Xakriabá, mas que largou sua terra para a Funai. O delegado da Funai não foi encontrado pela imprensa.
O prefeito José Sarney aprovou ontem a proposta básica de descentralização do Programa de Reforma Agrária que prevê uma participação direta dos Estados na execução dos assentamentos de agricultores.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source