From Indigenous Peoples in Brazil

News

Tucano defende presença do índio na Constituinte

29/09/1985

Fonte: Estado de Minas (Belo Horizonte-MG)



Documentos anexos


O coordenador do Movimento Nacional Indígena (MNI), Álvaro Tukano, defendeu, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a participação de índios na questão da reforma agrária e da Constituinte. Em sua opinião a Funai deve ser desligada do Ministério do Interior e ser vinculada à Presidência da República, além da criação de um colegiado, com participação de antropólogos, indigenistas e outros especialistas, para dirigir a Funai. Tal colegiado seria escolhido pelo MNI e pelos conselhos regionais das comunidades indígenas, de tal forma que os interesses dos índios sejam, de fato, defendidos.
Com relação à participação na Constituinte, Álvaro apontou que os povos indígenas nunca tiveram a possibilidade de definir seu destino, contudo possuem o direito de participar para garantir a integridade territorial das nações indígenas, e, assim três candidatos serão lançados à Constituinte: Marcos Terena, da nação Terena; Ajuri dos Karajá; e Yamuculá do povo Kayapó. É também em relação à defesa de suas terras que há interesse por parte do MNI de participar da reforma agrária, uma vez que 90% ainda não foram demarcadas pelo governo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source