From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai critica racismo na idéia de cientista

31/08/1994

Fonte: Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ)



Documentos anexos


O presidente da Funai, Dinarte Nobre de Madeiro, comentou a declaração do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Hélio Jaguaribe, de que seria necessário acabar com os índios até os anos 2000 e integrá-los através da escolarização. Sobre o mesmo fato, o Cimi decidiu divulgar uma nota oficial condenando a declaração do ministro ao classificá-la como uma demonstração de racismo. A nota também afirma que a proposta de Jaguaribe ressuscita as velhas teses etnocidas do ex-ministro Rangel Reis, que serviu à Ditadura Militar.

No Tocantins, os mil e quinhentos índios Xerente se pintaram para exigir a paralisação imediata da construção de uma ponte sobre o Rio Sono. Os índios também fizeram funcionários da Funai como reféns depois de incendiarem um caminhão da empreiteira e depredarem a obra. A entidade informou que a situação é tensa e perigosa, pois indígenas e policiais encontram-se armados no local.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source