From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Dia do Índio com razões para comemorar

19/04/2016

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário - http://www.mda.gov.br



Desde o ano passado, a vida na comunidade indígena dos Kiriri não é a mesma. Foi em 2015 que os biscoitos - amanteigados, sequilhos e casadinhos, produzidos na Associação Comunitária ganharam cara nova com a marca do Selo Indígenas do Brasil. "Melhorou muito pra gente, o selo certifica que nossos produtos são saudáveis, sustentáveis e também representam a tradição indígena, parte tão importante da cultura brasileira", explica Reinaldo Mendes, tesoureiro da associação localizada em Benzaê (BA).

Do outro lado do mapa brasileiro, na região do médio rio Amazonas, os Sateré-Mawé também estão contentes. O acesso a políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, e a participação em feiras da agricultura familiar contribuíram para o aumento de renda na comunidade. "Já tem quatro anos que comercializamos o guaraná para o PAA", conta Eudes Lopes, integrante do Consórcio dos Produtores Sateré Mawé. De acordo com ele, a produção de guaraná e outras espécies amazônicas já conquistaram até o mercado internacional. "Chegamos a exportar para a França e para a Itália".

As duas comunidades podem estar distantes geograficamente e manter tradições distintas, mas compartilham o orgulho de suas origens e as mesmas razões para celebrar o dia 19 de abril - data em que se comemora o Dia do Índio. Com mais políticas públicas chegando às florestas, os indígenas têm maiores incentivos para produzir e manter viva suas culturas.

Essa realidade não é diferente em outras comunidades distribuídas pelo país. Segundo o coordenador de Política para Povos Indígenas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Luiz Fernando Machado de Souza, os povos indígenas contam com uma série de iniciativas do governo federal, como a DAP Indígena - que dá acesso a políticas como o PAA, o Programa de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Biodiversidade (PGPMBio) e a compra de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O investimento em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para esse público também merece destaque. Nos últimos três anos, mais de 18 mil famílias indígenas foram beneficiadas com Ater.

"Como se sabe, cerca de 70% da produção de alimentos no Brasil é oriunda da agricultura familiar, onde de acordo com a Lei 11.326/06 se inserem os povos indígenas. As políticas públicas, como Ater, PAA, Pnae, entre outras, possibilitam a esses povos a troca de experiências e a qualificação no tocante a produção, possibilitando, também, a saída da invisibilidade e auxiliando na quebra de preconceitos. Nossa intenção, portanto, é ampliar a participação desse segmento nas políticas públicas ofertadas pelo MDA, contribuindo, sobretudo, para a melhoria dos índices de segurança alimentar e nutricional e o acesso à renda, respeitando, é claro, as suas culturas, crenças e tradições", analisa Luiz Fernando.


População indígena no Brasil


A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias e reconhecidas 274 línguas. Estes povos estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é a que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor é no Sul, 78,8 mil.


Dia do Índio


Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista para discutir assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. As comunidades indígenas foram convidadas a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitadas, preferiram não participar.

Depois de alguns dias e muito diálogo, os índios entraram em acordo e decidiram participar do evento. A decisão foi histórica e a data eternizada. Por este motivo, em 1943, Getúlio Vargas, que exercia a função presidente do Brasil, decretou que todo dia "19 de abril", seria comemorado o dia do Índio no país.



http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/dia-do-%C3%ADndio-com-raz%C3%B5es-para-comemorar
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.