From Indigenous Peoples in Brazil

News

Xingu: campineira apreensiva com destino do irmão

29/03/1984

Autor: Celso Luglio

Fonte: Diário do Povo (Campinas-SP)



Documentos anexos


Na região do alto Xingu cerca de 90 Metyktire, um subgrupo Kayapó, liderados pelo cacique Raoni, sequestraram a balsa que atravessa o rio e ainda tomaram como reféns um número desconhecido de brancos. A balsa sequestrada é a única forma de se fazer a travessia do rio Xingu, e, portanto, de se concluir a ligação Brasília - Manaus, pela BR-080. O motivo pelo qual tomaram a balsa e os reféns é a não demarcação das terras indígenas, invadidas e desmatadas por fazendeiros desde a inauguração da BR-080, em 1971. Agora eles exigem a presença do presidente da Fundação Nacional do Índio, Otávio Ferreira Lima, para resolver a questão.
A família de Cláudio Romero, diretor do Parque do Xingu e um dos reféns, está apreensiva, apesar de saber que Cláudio é amigo das comunidades indígenas. O indigenista Omar Landi também está preocupado. Segundo ele, com as notícias veiculadas de que o presidente da Funai mandou o coronel Élcio para dialogar com as lideranças indígenas, a possibilidade de acontecer um massacre é grande, e, caso ocorram mortes, a culpa será de Otávio Ferreira Lima, que ainda não se dispôs a conversar com os indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source