From Indigenous Peoples in Brazil

News

OAB contesta uso de lei dos estrangeiros para índio

16/08/1988

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, José Carlos Castro, acusou o Procurador regional da República no Pará, Paulo Rúbio Meira, de incompetente por ter apresentado denúncia com base na lei de estrangeiros contra os índios Paulinho Paiakã e Kube-I Kayapó.
O Procurador pediu enquadramentos dos dois indígenas e do antropólogo norte-americano Darrell Posey, pesquisador do Museu Emílio Goeldi, no artigo 125 da Lei 6.815, que prevê prisão e expulsão do País para estrangeiros que se manifestem sobre a política interna ou assuntos do interesse do Brasil.
Os três acusados se manifestaram contra a construção das hidrelétricas de Babaquara e Kararaó, no Rio Xingu. Com a construção das barragens várias aldeias serão inundadas e uma grande parte da floresta amazônica destruída, causando sérios danos ao equilíbrio ecológico da região.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source