From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ação do MPF tenta garantir salário maternidade a mães indígenas no PA

27/07/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



A Justiça Federal em Itaituba, no sudoeste do Pará, recebeu nesta quarta-feira (27) uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) para garantir a concessão do salário-maternidade para as mães indígenas das etnias Munduruku e Sataré Mawé dos municípios de Jacareacanga, Itaituba e Aveiro, nas regiões sudoeste e oeste do Pará.

Segundo o MPF, o benefício vem sendo negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com aplicação do critério de idade que impede a concessão para mães menores de 16 anos, mas o MPF alega que o ordenamento jurídico brasileiro impede a aplicação do critério aos povos indígenas. O G1 entrou em contato com o INSS e aguarda posicionamento.

A ação do MPF ressalta que a maternidade entre as mulheres indígenas se inicia em idade anterior àquela que a sociedade entende como precoce e a constituição garante o respeito às práticas culturais dos povos tradicionais, o que impediria o Estado brasileiro de estabelecer aos índios que preencham requisitos estranhos à sua cultura para poderem ter acesso aos benefícios previstos em lei.

O MPF pede ainda que o INSS seja proibido de aplicar o critério de idade sob pena de pagar multa de R$ 1 mil a cada benefício recusado.

No entendimento do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena, que trata de povos indígenas e tradicionais no do MPF, as crianças e adolescentes indígenas devem ter garantidos todos os direitos sociais estabelecidos na Constituição, entre eles, o salário-maternidade, independentemente da idade do beneficiário, cabendo aos órgãos públicos a observação dos costumes e tradições de cada comunidade.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/07/acao-do-mpf-tenta-garantir-salario-maternidade-maes-indigenas-no-pa.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source