From Indigenous Peoples in Brazil

News

Fávaro propõe pedágio e quer concessionária em estrada na terra indígena Marãiwatsédé

27/11/2016

Autor: Arthur Santos da Silva

Fonte: Olhar Direto- http://www.olhardireto.com.br



Para tentar liberar o asfalto no trecho da BR-158 que corta a reserva indígena Marãiwatsédé, onde hoje vivem cerca de mil índios xavantes, na região de Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, o governo de Mato Grosso decidiu propor o pagamento de uma taxa aos índios, a partir da instalação de um pedágio na rodovia. A informação foi veiculada pelo jornal Estado de S.Paulo, deste domingo, 27 de novembro.

A proposta, do vice-governador e atual secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Carlos Fávaro, é que uma concessionária assuma a gestão da estrada, com o compromisso de repassar aos indígenas uma parte do valor arrecadado com o pedágio, que iria para um fundo administrado pelos próprios índios.

A sugestão foi apresentada em uma reunião realizada no mês passado com a presença de representantes do governo do Estado, lideranças indígenas, membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Defensor da proposta, Carlos Fávaro é conhecido na região pelos anos em que ficou à frente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja).

"O objetivo dessa ideia é provocar um debate. E os índios apoiam a proposta. Está na hora de tratarmos desse tema sem demagogia, sem hipocrisia. Não temos mais que dar espelhinho para índio. O que precisamos oferecer é dignidade, uma proposta que leve acesso à saúde, a uma faculdade, para que ele tenha direitos como qualquer cidadão", disse Favaro à Agência Estado.

A iniciativa não tem amparo legal. Pela Lei Federal 6.001, de 1.973, não é permitido colocar pedágio dentro de reserva indígena. Tampouco há legislação que regule a criação de um fundo atrelado à cobrança de taxas para que veículos circulem pelas terras indígenas.

Para o vice-governador de Mato Grosso, porém, o projeto é viável e tem capacidade de se tornar referência para outros empreendimentos, como estradas, usinas, mineração.



http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=favaro-propoe-pedagio-e-quer-concessionaria-em-estrada-na-terra-indigena-maraiwatsede&id=24464
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source