From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mundurukus reivindicam demarcação de terra Sawré Muybu, no Médio Tapajós

30/11/2016

Autor: Renata Martins

Fonte: EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br



Lideranças indígenas fizeram protesto nessa terça-feira (29), no Ministério da Justiça, em Brasília. O grupo pede a demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, no rio Tapajós, no Pará.

Pela manhã, cerca de 80 indígenas, representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e ambientalistas do Greenpeace fizeram um ato.

No gramado do ministério, o grupo formou a frase "Demarcação Já", com letras vermelhas. Cento e oitenta flechas foram fincadas no local, para representar o prazo que a pasta teve para publicar a portaria referente a área.

A tarde, os indígenas ocuparam a sala de reuniões do ministério. Eles exigiam falar com o ministro Alexandre Morais, mas foram recebidos pelo presidente da Fundação Naiconal do Índio (Funai), Agostinho do Nascimento Netto.

Em abril deste ano a Funai publicou os estudos de identificação e delimitação da terra indígena. Após abertura de prazo para contestação do estudo a etapa seguinte seria a declaração dos limites dessas terras, pelo Ministro da Justiça.

Se todos os prazos fossem cumpridos a publicação da Portaria Declaratória da terra reivindicada como tradicional pelos Munduruku deveria ter saído na segunda-feira (28).

De acordo com o Cimi, durante o encontro o diretor de Proteção Territorial da Funai, Walter Coutinho, afirmou que o órgão não fez a análise das contestações dos estudos. A fase é anterior a Portaria Declaratória.

A terra indígena fica na região do Médio Tapajós, localizada nos municípios paraeneses de Itaituba e Trairão.

De acordo com a liderança indígena Ademir Munduruku, grandes empreendimentos como a construção de hidrelétricas no Rio Tapajós, podem atrapalhar o processo de demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu.

Ademir afirma que a área é considerada sagrada pelos indígenas.

Os indígenas desocuparam o Mistério da Justiça após o compromisso do presidente da Funai em tentar conseguir encontro entre os indígenas e o ministro Alexandre de Morais.

Do Ministério do Justiça, o grupo foi para o gramado do Congresso Nacional, onde se juntou aos manifestantes contrários a Proposta de Emenda à Constituição do Teto dos Gastos públicos.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2016-11/mundurukus-reivindicam-demarcacao-de-terra-sawre-muybu-no-medio
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source