From Indigenous Peoples in Brazil

News

Justiça condena irmãos Xukuru-Kariri pela morte de índio da mesma etnia em AL

04/04/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Os índios Edjalmo Ramos dos Santos e Ednaldo Ramos dos Santos, os "Irmãos Macários", foram condenados a 15 anos e nove meses de reclusão por homicídio duplamente qualificado. Eles foram condenados pelo homicídio do índio Itamar Ricardo da Silva, em Palmeira dos Índios.
De acordo com o Ministério Público Federal, os irmãos assassinaram o índio porque queriam o poder da tribo da etnia Xukuru-Kariri. O assassinato ocorreu no dia 18 de dezembro de 2005, após uma discussão envolvendo uma dose de cachaça.
Os irmãos, a vítima e José Cícero Ramos dos santos, já falecido, estavam bebendo nos fundos da residência de familiares dos condenados, quando começou uma discussão entre a vítima e Ednaldo Ramos.
Segundo o MPF, a vítima tentou fugir, mas foi atingida por disparos de arma de fogo e dez facadas. No Tribunal do Júri, o conselho de sentença acatou integralmente a tese sustentada pela procuradora da República Aldirla Albuquerque e pelo promotor de Justiça Carlos Cruz e condenou os irmãos por homicídio duplamente qualificado, pelo motivo cruel e mediante recurso que dificulta a defesa da vítima.
Cada um dos condenados recebeu a pena de 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Ednaldo Ramos já cumpre prisão preventivamente desde abril do ano passado. Já Edjalmo Ramos vai poder recorrer em liberdade.



http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/justica-condena-irmaos-xukuru-kariri-pela-morte-de-indio-da-mesma-etnia-em-al.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source