From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Uepa Santarém forma 1ª turma de Licenciatura Intercultural Indígena

09/06/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Após quatro anos em processo de formação e aprendizagem em sala de aula, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta sexta-feira (9), às 18h, a solenidade de outorga de grau em Licenciatura Intercultural Indígena a 22 formandos da turma Tapajós Arapiuns. O curso integra o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Desde 2012, a Uepa passou a ofertar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, e é a única instituição do Estado a investir nessa formação. Atualmente a graduação é destinada às etnias Tembé, Gavião, Suruí Aikewara, no território étnico-educacional Tapajós Arapiuns, Wai-Wai e Kaiapó, vinculadas aos campi e municípios de São Miguel do Guamá, Marabá, Santarém, Oriximiná e São Félix do Xingu.

Após formado, o graduado pode atuar como professor em escolas indígenas, em escolas que ofereçam espaço para uma educação intercultural, em universidades e institutos de pesquisa na realização de estudos sobre educação, ou como agente cultural, editor ou tradutor do povo indígena.

No início de 2014, o curso foi avaliado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE). Na avaliação, considerou-se a infraestrutura, a qualificação e o perfil dos docentes, além dos componentes curriculares. A cerimônia ocorrerá no auditório do Campus XII - Santarém, localizado na Avenida Plácido de Castro, 1399 - Aparecida.

A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena, Joelma Alencar conta que o curso rompe os próprios muros entre a cidade e aldeia. "É uma oportunidade para os professores viverem o contexto das comunidades e formar docentes qualificados para atuar nas escolas indígenas, estabelecendo o diálogo do saber tradicional com o conhecimento acadêmico", disse a coordenadora.

Durante o curso vários obstáculos são enfrentados pelos discentes e com a formação a 1ª turma do curso assegura o êxito. "A formatura é a conquista dos alunos por todo o esforço em superar as distâncias e os desafios para estar em sala de aula. Significa a celebração da luta do movimento indígena, em prol da qualidade escolar dos povos tradicionais", finalizou Joelma.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/uepa-santarem-forma-1-turma-de-licenciatura-intercultural-indigena.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.