From Indigenous Peoples in Brazil

News

Debates, rodas de conversa e muitas oficinas marcam segundo dia do Fica 2017

21/06/2017

Autor: Alexandre Parrode

Fonte: Jornal Opção jornalopcao.com.br



O Fica 2017 começou com um ritmo intenso de atividades. No primeiro dia, terça-feira, foi realizada a abertura oficial do festival e da Tenda Multiétnica, lançamento de filme, Saraus de Vila Boa e mais programação paralela. A programação mais recheada de oficinas, exibição de filmes, minicursos e debates começa mesmo a partir do segundo dia, que foi tomado por debates, rodas de conversa e muitas oficinas.

No início da manhã dessa quarta-feira, 21/05, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira esteve na cidade de Goiás e participou do café da manhã com o ex-diretor presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel e com os realizadores do filme "Caminho do Mar". O debate foi centrado na produção do documentário e na questão ambiental do rio Paraíba do Sul, principal afluente da região sudeste e que passa por momentos críticas de degeneração ambiental.

A Tenda Multiétnica - Povos do Cerrado é um espaço que faz parte pela primeira vez da programação oficial do Fica. Durante o segundo dia, a Tenda teve debates sobre a integração dos povos indígenas, apresentações culturais e oficinas de expressões indígenas e pinturas corporais. Os estandes com artesanatos calunga e exposições culturais também chamaram a atenção do público, que formou fila para comprar peças únicas.

Ainda pela manhã na Tenda, os povos indígenas se reuniram para homenagear o índio Iawí Avá-Canoeiro, morto este mês em decorrência de um linfoma. A família de Iawi estava presente e recebeu uma homenagem dos Xavante que realizaram uma dança tradicional de sua tribo.

Começaram nesta quarta as exposições e minicursos, que se espalham pela cidade. O Cine Teatro São Joaquim recebeu diversos visitantes ao longo do dia. Destinado às mostras de cinema, o espaço ficou bastante movimentado. E ainda hoje, o Palácio Conde dos Arcos recebe os shows do grupo Terra Cabula e Sr. Blan Chu.

Quinta-feira no Fica

A expectativa é que com a proximidade do fim de semana, a cidade fique cada vez mais cheia. Para quinta-feira, a programação segue com as oficinas, mini cursos, debates e rodas de discussão e, claro, com as exibições de filmes. Destacamos aqui algumas atividades que irão ocorrer no festival. Vale a pena ficar de olho nas Mostras Competitiva e da ABD no Cine Teatro São Joaquim, ao longo do dia. E às 14h no Museu das Bandeiras ocorre o II Fórum de Comunidades Tradicionais Religiosas de Matrizes Africanas da Cidade de Goiás.

Vale dar ênfase para Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga na Universidade Estadual de Goiás (UEG) das 9h às 12h. A Praça do Chafariz será palco do Espetáculo "O meu eu, bicho!" do grupo Upagoyá às 17h.

Para encerrar o terceiro dia, confira os shows no Palácio Conde dos Arcos: Brunno Moreno se apresenta às 20h30 e Valter Mustafé em seguida, às 21h15. A programação completa você encontra no site do Fica 2017 e, se você está na cidade, a versão impressa está sendo
distribuída nos locais das atividades.




http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/debates-rodas-de-conversa-e-muitas-oficinas-marcam-segundo-dia-do-fica-2017-97949/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source