From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios estudam inglês para receber turistas em aldeia em Tangará da Serra (MT)

06/07/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Para receber turistas e aprender um novo idioma, índios da etnia Pareci, na Aldeia Formoso, estão há três meses estudando inglês na aldeia onde moram, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Os indígenas se inscreveram em uma escola de idiomas e têm aulas todos os sábados nas ocas das aldeias. O local é um ponto turístico, o que fez com que os índios procurassem aprender inglês.

O projeto deve durar, em média, cinco anos. A ideia é atrair mais visitantes estrangeiros, já que os indígenas poderão conversar com eles. Vinte famílias moram na Aldeia Formoso, que fica a 80 km de Tangará da Serra.

A língua nativa na Aldeia Formoso é o aruaki. Além disso, os índios falam português brasileiro. Há três meses eles começaram a aprender inglês e uma vez por semana a oca se transforma em uma sala de aula. Eles estão aprendendo lições básicas, como cores e números em inglês.

"Meu sonho é aprender inglês para receber os turistas, que chegam de longe e a gente não sabe falar com eles", disse Luiza Zezotemaero. O professor de inglês Matheus Sobrinho se diz orgulhoso em ensinar a turma. "Foi muito interessante a ideia deles em querer aprender o inglês. Eles são muito inteligentes e estão assimilando bem", comentou.

Os indígenas, sem esquecer das crenças e costumes, convivem com a tecnologia, celular e futebol. Eles fazem vídeos para divulgar a cultura indígena. Alguns índios fazem cursos online, como no caso de Zilda Kezokaêro, de 59 anos. Ela começou a estudar pedagogia pela internet, uma vez por semana.

"Eu tive muita dificuldade, aí eu fui pegando [o jeito] aos pouquinhos, fiz curso de computação e no final estou muito bem", comentou.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/indios-estudam-ingles-para-receber-turistas-em-aldeia-em-tangara-da-serra-mt.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source