From Indigenous Peoples in Brazil

News

STF arquiva pedido da Funai para libertar índios Ximbangue em Santa Catarina

04/01/2006

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



A ministra Ellen Gracie, do Supremo tribunal Federal (STF), arquivou (negou seguimento) o pedido de habeas corpus impetrado pela Funai em favor de oito índios da Comunidade Toldo Ximbangue, em Chapecó (SC). Eles respondem a inquérito policial acusados de invasão de propriedade, roubo e agressão e estão presos preventivamente por determinação da Justiça Federal.

A Funai tentou a revogação da prisão dos índios na Justiça Federal de Chapecó e posteriormente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mas o pedido foi negado nessas instâncias. A Funai então decidiu recorrer ao Supremo para tentar a soltura dos índios por meio do habeas corpus.

Ao analisar a matéria, a ministra Ellen Gracie decidiu que não compete ao STF julgar esse pedido. "Mesmo nas hipóteses em que o ato coator (decreto de prisão preventiva) emane de Tribunal Regional Federal, esta Corte não detém competência para apreciar o habeas corpus, uma vez não se tratar de Tribunal Superior", conforme exige a Constituição, diz a ministra.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source