From Indigenous Peoples in Brazil

News

Professores Kaingang e Guarani lançam materiais didáticos pela Ação "Saberes Indígenas na Escola"

03/02/2018

Fonte: A Voz Indígena avozindigena.com.br



No último dia 16 de janeiro, a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou mais uma Ação "Saberes Indígenas na Escola", com materiais didáticos desenvolvidos por professores Kaingang e Guarani da região.

De abrangência nacional, a Ação é uma parceria entre o Ministério da Educação, as universidades, as secretarias de educação e as prefeituras dos municípios que aderirem ao projeto. Seu objetivo é promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente os que atuam nos primeiros anos da educação básica, segundo o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No Rio Grande do Sul, os participantes promoveram um evento em que os resultados e desafios da Ação, desenvolvida na UFRGS desde 2014, puderam ser debatidos e, na ocasião, divulgaram os materiais desenvolvidos pelos professores indígenas que fazem parte do projeto.

Voltados para o ensino básico nas escolas indígenas, os materiais didáticos tiveram suas construções completamente embasadas nos saberes tradicionais de cada povo. Apresentam, nas línguas Kaingang e Guarani, alfabetos, mapas e conteúdos baseados em rituais, cultura, cantos, histórias e lendas.

Os resultados vão além do papel. Os professores perceberam o impacto positivo que a possibilidade de aprender usando materiais em sua própria língua causou nas crianças indígenas. Além de poderem ser alfabetizadas em sua língua materna, elas compreendem o valor e importância de sua comunidade e do conhecimento dela proveniente.



http://www.avozindigena.com.br/site/professores-kaingang-e-guarani-lancam-materiais-didaticos-pela-acao-saberes-indigenas-na-escola/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source