From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Índios vão à porta de promotoria durante reunião sobre inquérito de professor indígena assassinado em MT

14/02/2018

Fonte: G1 http://g1.globo.com/



Índios da etnia Tapirapé foram à porta da Promotoria de Porto Alegre do Norte, a 1.143 km de Cuiabá, nesta quarta-feira (14), durante uma reunião sobre o inquérito do professor indígena Daniel Kabixana, de 38 anos, vítima de latrocínio.

A reunião foi agendada pela promotora Rebeca Santana, após pedido de esclarecimento dos índios.

Segundo Rebeca, os índigenas chegaram em carrocerias de caminhões e acompanharam do lado de fora a reunião com líderes e familiares da vítima. O inquérito, segundo a promtora, já foi concluído.

"Foi tudo pacífico. Eles vieram com roupas típicas, com arco e flecha e ficaram do lado de fora até o fim da reunião", explicou a promotora. A Polícia Militar e a Polícia Civil acompanharam a movimentação.

Os índios já haviam protestado na frente da Delegacia de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, local para onde os suspeitos do crime foram levados após serem presos.

Dois homens de e um adolescente foram detidos pelo assassinato e apontaram o local onde o corpo foi deixado. De acordo com a Polícia Civil, os três confessaram o crime e disseram que assassinaram o indígena a pedradas.

À polícia, eles confessaram que cometeram o crime para roubar R$ 20 da vítima e uma motocicleta. A Polícia Civil informou que solicitou um exame de DNA do corpo, que estava em estágio avançado de decomposição.

Daniel havia saído de casa para realizar um depósito bancário. O indígena trabalhava como professor de matemática na Aldeia Hawalorá, localizada em Santa Terezinha, a 1.329 km da capital, na mesma região do Baixo Araguaia.



https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/indios-vao-a-porta-de-promotoria-durante-reuniao-sobre-inquerito-de-professor-indigena-assassinado-em-mt.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.