From Indigenous Peoples in Brazil

News

Aprovada a reabertura do Pico da Neblina

24/05/2018

Fonte: Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.verdesmares.com.br



Aprovada a reabertura do Pico da Neblina
No ponto mais alto do Brasil, os indígenas Yanomami querem retomar o ecoturismo a partir de 2019

Uma boa notícia para os viajantes que buscam aventuras ligadas ao turismo sustentável: a proposta para retomar atividades no Pico da Neblina, o ponto mais alto do País, localizado a 2.995 metros de altura, no Estado do Amazonas, foi aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).
A medida faz parte do Plano de Visitação Yaripo - Ecoturismo Yanomami, que busca implantar o ecoturismo sustentável e harmônico na região a partir do próximo ano, e aguarda agora a aprovação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para que a etnia indígena possa acompanhar os turistas durante os passeios e trilhas na área da montanha.
A região do Yaripo, como o Pico é conhecido pelos indígenas, não recebe visitantes desde 2002, quando a atividade turística foi vetada por decisão judicial, uma vez que a terra é duplamente protegida, pertencendo a 13 povos indígenas e também fazendo parte do Parque Nacional do Pico da Neblina.
Local sagrado
Gestora do Parque Nacional, Luciana Uehara explica que o incentivo ao turismo na região significa "uma possibilidade de construção de agenda positiva e de superação dos conflitos históricos".
Considerada uma região sagrada para os índios, o Yaripo é alvo de extração ilegal de ouro, o que faz com que o turismo seja um dos elementos de auxílio à fiscalização e inibição de práticas nocivas. A expectativa é de que a atividade também beneficie economicamente 800 pessoas da etnia Yanomami que trabalharão diretamente com o turismo.
Visitação
Além dos indígenas, o plano ecoturístico foi desenvolvido em parceria com o próprio ICMBio, Funai, Exército Brasileiro, Secretaria de Turismo do município de São Gabriel da Cachoeira e o Instituto Socioambiental (ISA).
A visitação deverá ser aberta ao público somente em 2019 mas, quem tiver interesse em conhecer o local junto com os Yanomami, já pode se inscrever na lista de espera mantida pela Associação Yanomami do Rio Cauaburis (Ayrca), responsável pelo turismo no local.


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/aprovada-a-reabertura-do-pico-da-neblina-1.1942953
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source