From Indigenous Peoples in Brazil

News

Proerd certifica pais e alunos indígenas na Aldeia Canuanã em Formoso do Araguaia

03/09/2018

Fonte: Surgiu http://surgiu.com.br/



Na manhã desta última sexta-feira, 31, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) realizou a solenidade de formatura de 56 alunos e 74 pais dentro da aldeia indígena Canuanã, município de Formoso do Araguaia.

No evento estiveram presentes o comandante do 4o Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; a coordenadora do Estadual do Proerd, tenente-coronel Alaídes Pereira Machado; o diretor da Escola Canuanã - Fundação Bradesco, Ricardo Figueiredo; os caciques Tehamby da aldeia Canuanã e Micael da aldeia Boa Esperança, além de algumas autoridades políticas e a banda de música da PM.

O curso inédito dentro de uma aldeia, foi coordenado pela tenente Shirley Rocha Albino e teve duração de duas semanas, sendo aplicado para os pais e alunos do 5o ao 7o ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Tainá. Ao todo cinco etnias foram atendidas pelo programa: Javaé, Karajá, Xerente, Tuxá e Ava-Canoero.

Além dos certificados, na solenidade também houve o sorteio de brindes e a entrega de troféus aos três primeiros colocados nas redações sobre as drogas e a violência. E na oportunidade, através da parceria com o judiciário de Formoso do Araguaia, a Escola Tainá recebeu três kits esportivos, contendo uma bola de futebol society, um apito profissional, uma luva de goleiro, 11 coletes reserva, uma bomba e dois uniformes de goleiro.

Durante o discurso à comunidade indígena, o cacique Tehamby disse que foi bem recebido quando esteve na sede do 4o BPM, acompanhado do cacique Micael. Assim, agradeceu ao comando pela parceria, por não medir esforços para implantar o projeto na aldeia. E destacou ainda a importância dos índios não se envolverem com entorpecentes ou álcool.

O comandante do 4o Batalhão de Gurupi, tenente coronel Márcio Antônio Barbosa também agradeceu a cada integrante da aldeia Canuanã pela oportunidade de trabalhar em parceria com eles. "Tenho certeza que valeu a pena acreditar nesse projeto e agora temos a pretensão de estender o Proerd para outras aldeias", afirmou o comandante do 4o BPM.



http://surgiu.com.br/2018/09/03/proerd-certifica-pais-e-alunos-indigenas-na-aldeia-canuana-em-formoso-do-araguaia/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source