From Indigenous Peoples in Brazil

News

Voo desaparecido com indígenas na Floresta Amazônica era clandestino, diz Funai

04/12/2018

Autor: John Pacheco

Fonte: G1 https://g1.globo.com




A Fundação Nacional do Índio (Funai) caracterizou como "clandestino" o voo que desapareceu na tarde de domingo (2) e que transportava pelo menos sete indígenas na Floresta Amazônica, num trecho isolado na divisa entre o Amapá e o Pará. A falta de pistas autorizadas na região e a não comunicação da viagem, segundo a Funai, apontam a irregularidade.

A aeronave de pequeno porte transportava, além do piloto, pelo menos sete indígenas, enquanto a capacidade máxima permitida seria de seis passageiros, de acordo com o registro do monomotor na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O voo foi fretado por uma família da tribo Tiriyó e partiu da aldeia Matawaré, no Parque do Tumucumaque, com destino ao município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá. O último contato do piloto foi às 12h06, cerca de meia hora após a decolagem. As buscas iniciaram na segunda-feira (3) coordenadas pela Força Aérea Brasileira.

"Parece que a palavra é forte, mas se um voo não é registrado na área de comando e controle do voo, ele é clandestino, não existe oficialmente. Uma busca cega, temos uma possível referência da área, de um polígono e se houvesse o registro a autoridade competente da Aeronáutica desse voo talvez as buscas tivessem alcançado sucesso e terem iniciado rapidamente ao primeiro sinal do sumiço da aeronave", explicou Marcos Velho, chefe de gestão ambiental e territorial da Funai.

A Funai não confirmou a identidade dos indígenas e nem do piloto, assim como não divulgou o motivo da viagem. A FAB também não informou se a aeronave caiu ou fez um pouso de emergências.

No registro da Anac, o avião consta com capacidade para seis passageiros, podendo transportar até 1.542 quilos. O dono da empresa que opera a aeronave, Pedro Baltazar Silva Oliveira, disse que não sabia do voo, e que desconhece a superlotação descrita pela Funai.

"Eu desconheço a quantidade de passageiros que foi informado, para mim disseram que era cinco passageiros. A aeronave é homologada para sete passageiros com o piloto. Não tenho informação sobre o voo, porque nem sabia que vinha passageiro. Não sei quase nada, também estou preocupado", disse, por telefone.

Oliveira relatou ainda que repassou as informações da aeronave e do piloto para as autoridades de segurança que estão atuando nas buscas e na investigação.




https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2018/12/04/voo-desaparecido-com-indigenas-na-floresta-amazonica-era-clandestino-diz-funai.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source